É claro que quando afirmamos que o RH precisa saber e ter informações de tudo e de todos não estamos querendo dizer que os profissionais desse departamento devem saber informações sensíveis, íntimas ou da vida particular dos colaboradores.
Quando afirmamos isso, estamos nos referindo a informações relevantes para o RH e para as lideranças atuarem da melhor forma possível.
E que tipo de informações seriam essas?
Seria impossível listar todas as informações que as figuras citadas acima precisam saber sobre os colaboradores e sobre os negócios da empresa. Mas podemos listar as principais que darão o pontapé inicial para o levantamento de outras informações mais complexas.
Informações sobre clima organizacional
Como anda o clima organizacional da empresa? Sabem o que os colaboradores pensam e sentem sobre a empresa? Os colaboradores sentem que são percebidos e valorizados pela organização? Sentem que têm oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional? Acreditam que a empresa pode crescer? E querem continuar trabalhando nela? Indicariam a empresa para amigos e familiares trabalharem?
Saber essas informações podem trazer respostas muito valiosas para validar se as práticas realizadas pela Gestão e RH estão tendo efetividade. A análise destes dados pode indicar os caminhos que devem continuar sendo seguidos e quais devem ser retirados do “mapa” estratégico.
A satisfação interna afeta diretamente no clima organizacional e no engajamento dos colaboradores. Se os colaboradores estão contentes, a reputação social da marca empregadora estará sempre em alta.
Colaboradores mais engajados desempenham sua função de maneira a superar as expectativas, já colaboradores descontentes não fazem sequer o mínimo que lhes é exigido.
Lidar com pessoas é lidar com o sistema mais complexo que existe no mundo. Saber o que as pessoas sentem e pensam é a melhor ferramenta estratégica que uma empresa pode ter.

Informações sobre desempenho
Existem informações a respeito do desempenho dos colaboradores? Em quanto tempo conseguem desenvolver suas atividades e metas? Quanto conseguem produzir em determinado espaço de tempo? O que é produzido tem qualidade? Qual é o percentual de retalho sobre o que foi desempenhado? Há presença de inovação na empresa ou sempre tudo é feito da mesma maneira?
Mensurar todas essas informações ajudam a entender para onde novos recursos podem ser alocados ou transferidos, por exemplo.
Além disso, medir e comparar a produtividade dos colaboradores facilita bastante na hora de promover os colaboradores que mais se destacam e são comprometidos com o trabalho. Bem como, identificar aqueles que não desempenham o mínimo exigido e só estão ali, por estarem.
Realizar a comparação entre departamentos e unidades também é de grande valia para saber quais tem o melhor desempenho e então se aprofundar para entender quais as melhores práticas daquele departamento ou unidade. Esse processo é chamado de benchmarking.
Informações sobre interesses e preferências
Já falamos em outro post sobre a importância de conhecer bem o colaborador no processo de onboarding.
Mas não é só nesse momento que as informações sobre o colaborador podem ser coletadas, afinal, o ser humano é um ser em constante transformação e evolução e ao longo do tempo pode modificar seus gostos e situações de vida.
A aproximação em se interessar pelo que o colaborador se interessa e prefere ajuda a entender as ambições e intenções do colaborador. Muitas vezes um colaborador está em uma função porque foi a oportunidade que ele recebeu naquele momento, no entanto, este colaborador pode estar estudando para uma área diferente, e saber esta informação, pode, por exemplo, proporcionar uma oportunidade futura de mudança de cargo. O que traria uma satisfação enorme para o colaborador.
Muitas vezes o RH ou os líderes não têm essas informações e por isso não conseguem oportunizar essas mudanças, o que acaba frustrando um colaborador que já está na empresa, mas vê o RH abrindo a vaga externa para uma função que ele tem competência e conhecido para exercer.
Informações sobre saúde e bem-estar
Quem anda bem ultimamente? Com tantos acontecimentos e incertezas no mundo, as pessoas estão ficando cada vez mais estressadas e ansiosas. No ambiente corporativo não é diferente. Afinal, por mais profissionais que sejamos, somos seres humanos com sentimentos e emoções.
Nossos sentimentos afetam diretamente o desempenho e o clima de trabalho.
As pessoas não andam bem e precisamos estar atentos a isso para atuar a fim de minimizar esses impactos e proporcionar um ambiente e situações adequadas.
Veja uma ferramenta simples que pode ajudar a entender como os colaboradores estão se sentindo diariamente e que é de extrema importância e utilidade para a gestão da empresa.
Basta pedir aos colaboradores que enviem a você a resposta para a seguinte pergunta ao final de cada dia de trabalho: “Como foi o seu dia?”.
Além de identificar os sentimentos e possíveis ações para ajudar nos momentos mais difíceis, demonstra a importância que aquele colaborador tem para a empresa. Afinal, as pessoas têm a necessidade de serem notadas e se sentirem importantes no meio em que estão inseridas.
Informações sobre liderança
Qualquer pessoa dentro da empresa tem responsabilidades, mas é óbvio que um líder tem muito mais responsabilidade. Um líder além de ter responsabilidade com suas próprias funções, tem responsabilidade por seus liderados e pelos resultados alcançados pela equipe.
Saber o que os colaboradores acham sobre seus líderes diz muito sobre os resultados alcançados.
Os líderes precisam estar cada vez mais preparados para todas as mudanças imprevisíveis que estão acontecendo. O cenário exige mais empatia, flexibilidade, agilidade e aprendizado contínuo.
O RH e as lideranças precisam saber de tudo e de todos, de 2021 em diante a tomada de decisão deverá ser baseada em dados. Isso é people analytics!
Quanto mais informações, mais viável fica cruzar dados e gerar informações cada vez mais relevantes que irão ajudar na tomada de decisão e estratégia dos negócios.

Você quer ter informações mais relevantes sobre seus colaboradores para a tomada de decisões? Experimente agora o Hark People, nossa plataforma de people analytics para RH’s mais estratégicos.