Com o estresse, a ansiedade e a incerteza em níveis elevados agora, é importante que as empresas busquem medidas de aumento do moral para estabelecer e manter uma força de trabalho feliz e uma cultura empresarial positiva. Se sua empresa está sofrendo com o baixo moral dos funcionários e trabalhadores esgotados, existem várias estratégias que você pode implementar para melhorar o otimismo e aumentar a satisfação dos funcionários.

Como aumentar e manter o moral dos funcionários

Se o moral da sua equipe está caindo, é hora de fazer algumas mudanças. Existem várias estratégias que você deve implementar para aumentar e manter o moral dos funcionários. Em vez de pensar nesses métodos como soluções únicas, integre-os permanentemente à cultura de sua empresa.

Conversamos com líderes empresariais para identificar 10 maneiras de aumentar e manter o moral dos funcionários. Aqui está o que eles aconselharam.

Alinhe seus funcionários com os valores de sua empresa

Embora muitos proprietários de empresas concordem com a falsa noção de que o moral dos funcionários é baseado em presentes, comida grátis, mesas de pingue-pongue e happy hours, Rachel Lanham, diretora de atendimento ao cliente da Voodle, disse que a consideração mais importante é garantir que sua equipe se adapte a sua valores e objetivos da empresa, e a única maneira de alcançá-los é por meio de uma comunicação clara.

“Primeiro, você deve articular claramente a missão, visão, valores e objetivos da empresa”, disse Lanham ao Business News Daily por e-mail. “Então, é fundamental comunicar e reforçar essas informações de forma contínua e transparente enquanto compartilha o progresso (e contratempos) ao longo do caminho.”

Quando os funcionários entendem e se preocupam com a direção de sua organização, é mais provável que eles invistam no sucesso dela.

Crie uma linha de comunicação aberta

Sua empresa precisa facilitar e estimular a comunicação. Os funcionários devem se sentir à vontade para fazer perguntas, falar durante as reuniões e colaborar com os colegas. Eles devem ter uma compreensão clara do que se espera deles e do que podem esperar de você. 

“Faça com que os gerentes organizem conversas individuais com cada funcionário para garantir que os canais de comunicação permaneçam abertos para que os funcionários expressem os problemas que estão enfrentando ou forneçam ideias”, disse Kevin Lee, CEO da JourneyPure. “Fornecer aos gerentes e funcionários orientações para que possam discutir questões privadas sem medo de represálias”.

Incentive o feedback dos funcionários

Ao lado da comunicação aberta, sua empresa deve promover uma cultura que incentive o feedback dos funcionários. Você pode fornecer feedback aberto e honesto sobre o desempenho deles, bem como obter a opinião dos  funcionários  sobre como a empresa pode melhorar. Você pode fazer isso por meio de reuniões individuais ou em toda a empresa e pesquisas internas. 

“Organize prefeituras e reuniões para atualizar os funcionários sobre a estratégia e os planos da empresa e convide-os a fornecer feedback e discutir”, disse Edgar Arroyo, presidente da SJD Taxi . “Obter a adesão dos funcionários pode ajudá-lo a obter novas ideias e fazer com que os funcionários invistam mais na empresa.

Construa uma cultura de pensamento positivo

Se você deseja uma cultura positiva e encorajadora, ela precisa começar com os líderes da empresa. Os funcionários procuram os líderes para ver como agir dentro de uma empresa; portanto, se você liderar pelo exemplo, isso criará um ambiente de trabalho agradável e aumentará o moral da empresa.

“O pensamento positivo realmente começa com a alta administração de uma empresa”, disse Monroe Gang, CEO da Atlantic Partners. “Se a mentalidade do CEO não for positiva, ela se espalhará pelas demais camadas da empresa. Como líder, é sua responsabilidade permanecer otimista diante da adversidade, bem como servir de modelo para todos os outros em todas as situações – não importa o quão desafiadores ou frustrantes eles possam ser”.

Organize as atividades de formação de equipes

O moral positiva está intimamente ligado à maneira como os funcionários se sentem em relação aos membros da equipe, por isso é importante hospedar atividades de formação de equipe que aproximem os funcionários. Se sua equipe estiver trabalhando em um escritório, você pode hospedar almoços de equipe e happy hours. 

No entanto, organizar esses tipos de eventos para equipes remotas pode ser um pouco mais desafiador. Para equipes remotas, você pode hospedar happy hours virtuais e incentivar os funcionários a ter reuniões de chat de vídeo individuais.

Tente pensar fora da caixa ou peça à sua equipe para criar atividades que gostariam de fazer juntos. Esteja você trabalhando remotamente ou no escritório, mostre à sua equipe que você se importa, comemorando aniversários, datas comemorativas e outros marcos importantes

Crie um programa de reconhecimento de funcionários

Reconheça o trabalho excepcional e árduo de sua equipe por meio de um programa de reconhecimento de funcionários. Pode ser formal ou informal, mas deve permitir que todos na empresa – de funcionários iniciantes a executivos de alto escalão – tenham a oportunidade de reconhecer as contribuições dos outros. Deixar os funcionários saberem que seu trabalho árduo está sendo notado e dar-lhes a oportunidade de reconhecer seus colegas de equipe pode elevar o moral.

“Ter um programa de reconhecimento onde os gerentes e outros funcionários possam indicar uma pessoa para ser reconhecida por suas realizações”, disse Arroyo. “Envie e-mails para agradecer ou reconhecer publicamente os funcionários pelo bom desempenho. Você também pode organizar celebrações ou tratar refeições por completar um marco importante do projeto”.

Dê incentivos baseados no desempenho

Para aumentar o moral dos funcionários, Lee sugeriu criar oportunidades de carreira para seus funcionários, promovendo internamente antes de buscar contratações externas para cargos seniores e fornecendo oportunidades para os funcionários mudarem de equipe com base em seus conjuntos de habilidades e interesses.

Ao fazer isso, você incentivará os funcionários a trabalharem duro, desenvolverem suas habilidades e avançarem em suas carreiras. Você também deve dar incentivos monetários com base no desempenho, como bônus e aumentos de funcionários, sempre que tiver recursos financeiros. Isso incentivará os funcionários que trabalham duro a permanecerem na sua empresa, em vez de buscarem outras oportunidades de carreira com salários mais altos.

Priorize a saúde mental dos funcionários

É fundamental prestar atenção à saúde mental de seus funcionários, principalmente durante a pandemia, quando os níveis de estresse e ansiedade são muito elevados. Em uma pesquisa conduzida pelo provedor de saúde mental Ginger,  quase 70% dos funcionários disseram que a pandemia de COVID-19 foi o período mais estressante de suas carreiras.

À medida que mais pessoas trabalham remotamente, pode ser difícil para elas alcançar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Funcionários remotos muitas vezes têm dificuldade em se desconectar do trabalho, o que pode levar ao esgotamento. Para evitar que os funcionários fiquem sobrecarregados, as empresas devem ser disciplinadas quanto aos limites, disse Lanham. Eles também devem incentivar os membros da equipe a tirar uma folga, mesmo que não tenham para onde ir.

“Exija que sua equipe bloqueie o tempo livre nas férias, bem como o tempo livre diário para o almoço com a família ou um treino à tarde”, disse ela. “Na Voodle, você terá grandes problemas se estiver fazendo check-in durante as férias. Honrar o tempo livre é a coisa de maior impacto que você pode fazer por sua equipe.”

Outras maneiras de priorizar a saúde mental dos funcionários incluem a oferta de horários de trabalho flexíveis, folga remunerada adicional e incentivo aos funcionários a fazer pausas regulares durante o dia de trabalho.

Implemente um programa de saúde e bem-estar

Além da saúde mental, a saúde física de seus funcionários é fundamental para o sucesso dos negócios. Muitos funcionários com empregos de escritório têm um dia de trabalho muito sedentário, especialmente se estiverem trabalhando remotamente, então pode ser útil implementar um programa de bem-estar que os estimule e se mexa.

“Tenha um programa de bem-estar onde sua empresa organiza aulas de ginástica ou aulas de educação de saúde para seus funcionários aprenderem mais sobre como melhorar sua saúde física e mental”, disse Lee. “Uma maneira divertida de melhorar os níveis de condicionamento físico é dar a todos um rastreador vestível, como um Fitbit, e fazer uma competição de escritório para ver quem tem o maior número de passos.”

Incentive o desenvolvimento dos funcionários

A satisfação do funcionário tende a cair quando sua equipe não vê oportunidades de desenvolvimento profissional. Incentive seus funcionários a assumirem novas responsabilidades e dê-lhes tempo para trabalhar em projetos apaixonantes ou cursos de desenvolvimento.

“Uma estratégia que muitas vezes é esquecida é oferecer cursos de desenvolvimento profissional para que os funcionários possam desenvolver suas habilidades atuais ou aprender novos conhecimentos que podem ajudar a impulsioná-los a uma posição avançada dentro da empresa”, disse Gang.

Mostre aos funcionários um caminho claro para o avanço na organização. Quando seus funcionários sabem que podem crescer profissionalmente dentro da empresa, é mais provável que permaneçam lá por um longo prazo.

Importância da moral do funcionário

O moral dos funcionários é importante por vários motivos. Por um lado, funcionários felizes tendem a ser mais produtivos e engajados: um estudo da Gallup de 2017 mostrou que funcionários que estavam engajados em seu trabalho aumentaram a lucratividade em 21%, enquanto diminuíram o absenteísmo em 41% e a rotatividade em 59%.

Especialmente à medida que o trabalho remoto se torna mais comum, as empresas devem prestar muita atenção à experiência do funcionário se quiserem atrair e reter os melhores talentos.

“O aumento do trabalho remoto significa que os custos de troca de emprego são muito mais baixos para os talentos-estrela”, disse Lanham. “As empresas que ignoram coisas como moral, cultura e alinhamento irão rapidamente perder sua vantagem, especialmente na economia do conhecimento.”

Efeitos do baixo moral da empresa

Muitas empresas viram uma queda nas operações como resultado do baixo moral entre os funcionários. Se sua empresa não tomar medidas para resolver o problema, você pode sofrer problemas de longo prazo, incluindo:

  • Perda de renda: Os efeitos financeiros do baixo moral dos funcionários são surpreendentes. De acordo com Roberts Wesleyan College, mais de US$ 350 bilhões anualmente pode ser atribuído ao baixo moral entre os funcionários.
  • Produtividade diminuída: Se os funcionários estão insatisfeitos, é menos provável que executem as tarefas do trabalho com o melhor de suas habilidades. De acordo com um estudo da Universidade de Warwick, funcionários felizes são 12% mais produtivos do que colegas infelizes.
  • Absenteísmo crônico: Os funcionários que acham que seus supervisores não apreciam seu trabalho árduo podem perder mais dias no trabalho. 
  • Aumento de conflitos no trabalho: Quando o moral dos funcionários está baixo, as divergências entre os funcionários podem ser mais comuns. Os conflitos também podem ocorrer entre a gerência e os funcionários com frequência.
  • Maiores taxas de rotatividade: Os custos com recursos humanos aumentam se os funcionários ficarem insatisfeitos em trabalhar para sua empresa. Você precisará investir mais dinheiro em contratação e treinamento devido ao aumento das taxas de rotatividade.
  • Falta de retenção de talentos: Se sua empresa tem uma reputação ruim no setor, você terá dificuldade em atrair funcionários de qualidade.
  • Imagem de marca ruim: Os consumidores têm menos probabilidade de permanecer leais a uma empresa que não trata bem os funcionários.

O que causa baixo moral dos funcionários

Um ou mais fatores podem levar ao baixo moral. Para aumentar a satisfação dos funcionários, identifique a causa do baixo moral. Por exemplo, é má comunicação,  esgotamento do funcionário  ou falta de oportunidades de progressão na carreira? Avalie honestamente sua liderança e cultura da empresa para ver de onde os problemas se originaram. Aqui estão alguns motivos pelos quais o moral dos funcionários pode estar baixo em sua empresa:

Os funcionários sentem falta de comunicação e confiança

Quando os funcionários não sentem que têm  uma comunicação aberta  e feedback com seus gerentes, isso pode levar ao baixo moral. Por exemplo, talvez eles sintam que não podem fazer perguntas com segurança sem serem ridicularizados ou repreendidos, ou talvez eles pensem que os objetivos da empresa não estão sendo comunicados com clareza. Seja qual for o caso, a comunicação ineficaz e a falta de feedback podem fazer com que os funcionários não confiem nos líderes da empresa.

Os funcionários estão exaustos

O esgotamento dos funcionários se tornou muito comum durante a pandemia, à medida que as equipes  fizeram a transição rapidamente  para o trabalho remoto e as linhas de trabalho e vida doméstica ficaram confusas. O esgotamento dos funcionários também pode ocorrer em empresas que dão mais importância à produtividade do que ao bem-estar dos funcionários. Quando os funcionários sentem que sua empresa não se importa com sua felicidade, objetivos profissionais de longo prazo ou cultura corporativa, eles têm menos probabilidade de ficarem satisfeitos.

Os funcionários sentem que seu trabalho está passando despercebido

Da mesma forma, o moral baixo dos funcionários pode ocorrer quando os trabalhadores sentem que seu trabalho não está sendo reconhecido e há pouco ou nenhum incentivo para um bom desempenho.

“Se não houver bônus por desempenho e os funcionários receberem apenas uma remuneração fixa, eles não terão incentivo monetário para se sair bem e podem procurar fazer o mínimo de trabalho possível”, disse Arroyo. “Os funcionários que não recebem reconhecimento depois de um bom desempenho ou de ir mais longe pela empresa podem perder a motivação”.

Os funcionários são super qualificados e/ou não têm oportunidades claras de progressão na carreira

Essas duas questões podem ser separadas ou interligadas. Por exemplo, se você contratar um funcionário superqualificado para o cargo, ele provavelmente ficará frustrado ou entediado com o trabalho. Isso poderia fazer com que eles parassem, aumentando assim a taxa de rotatividade de funcionários . Da mesma forma, o moral baixo pode ocorrer quando um funcionário supera sua posição e sente que não há um avanço claro na carreira ou oportunidades de desenvolvimento profissional dentro da empresa.

Conclusão

O baixo moral dos funcionários pode ser causado pelo esgotamento do funcionário, má comunicação, desconfiança, falta de reconhecimento ou oportunidades de crescimento limitadas. Aumente o moral dos funcionários, facilitando a comunicação e o feedback claros, reconhecendo e recompensando os funcionários, incentivando o desenvolvimento dos funcionários e priorizando a saúde e o bem-estar dos funcionários. 

Imagem com duas pessoas de mão dadas, a pessoa da esquerda está ensinando a pessoa da direita.

Você quer ter informações mais relevantes sobre seus colaboradores para a tomada de decisões? Experimente agora o Hark People, nossa plataforma de people analytics para RH’s mais estratégicos.

Fonte: Business News Daily

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: